RESENHAS LITERÁRIAS

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Marcela, influencer literária de @brincando_e_contando

Sabe aquela leitura que aprofunda suas raízes e faz você acreditar que o livro se tornou ma extensão de si?
Pois bem, assim aconteceu depois que li esta obra tão criativa e que tem uma valorização incrível de nossa cultura, de nossas histórias.

Elena tem apenas 10 anos de idade, órfã de mãe e vive com seu pai em Nova Iorque. Seus pais se conheceram durante uma viagem. Seu pai, biólogo, conheceu sua mãe na Amazônia. No período de férias Elena foi visitar seus avós maternos no Brasil e mesmo sendo tudo tão diferente do que estava acostumada a ver, sentia-se muito amada e acolhida. O verde das matas lhe chamava a atenção, a escola indígena passou a fazer parte de sua rotina e um macaquinho se tornou seu melhor amigo.

Elena nunca imaginaria que uma amiga saci se tornaria sua companheira de piquenique e do jogo de peteca. Dakota, como é chamada, marcava presença com seu redemoinho. Kauê, o menino boitatá lhe mostrava os mais belos mergulhos.

Diante da descoberta de um mundo natural, Elena se vê envolvida dentro de dois mistérios. Um sobre o desaparecimento de um pequeno indígena e o outro sobre o mistério que rodeia a sua própria história, o seu nascimento.

Um livro muito bem escrito e com uma história muito atraente. Durante a leitura pude me sentir na beira de um rio ou me assustando com as nossas lendas folclóricas devido às descrições bem detalhadas da autora. Personagens infantis ganham o cenário e protagonizam um história muito envolvente.
Me senti extremamente feliz por ler um livro em que nossa cultura é exaltada de uma forma tão bela na literatura e minha vontade é que este livro chegasse às mãos de muitas crianças, jovens e adultos.

Saci, Curupira, Boitatá, mula - sem - cabeça, vida indígena, destruição da fauna e flora, perigo humano... são tantos resgates através da leitura que se torna difícil listar todas.

A maior reflexão que pude extrair é a de que todos nós temos as raízes de nossa terra, os costumes de nosso povo e que isso ultrapassa fronteiras. Nossa cultura, nosso folclore precisa ser enaltecido e protegido.
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Marcia, influencer literária
@bibliotecadamarcinha

"Você já sabe a diferença do certo e do errado. E o caminho do certo é sempre a melhor opção, mesmo que mais tortuosa."p.34

Essa obra foi um presente lindo do amigo @entrecapasepaginas. Veio autografado e com marca página. A autora é atenciosa e pura simpatia. Eu e minha mãe ficamos muito empolgadas com tanta aventura e descobertas. Uma leitura para crianças, jovens, adultos e idosos.

Elena é uma brasileirinha de 10 anos que vive com seu pai em New York. Viaja para a Amazônia a fim de passar as férias de verão com seus avós maternos. E é no meio da floresta que ela descobre suas origens e seu dom.

"[...]o mundo está sendo devastado porque a maioria dos humanos são egoístas e outra grande parte são ignorantes a ponto de não saber que se não cuidarmos da natureza[...]correremos sérios perigos num futuro próximo."p.68

Kaue e Dakota [um menino corajoso e uma menina sorridente] logo se tornam seus amigos. Nadar com boitatás, brincar com saci e índios, lutar contra curupiras e ver mula sem cabeça passa de inacreditável a realidade diária. Elena aprende mais sobre o Mundo Natural [existência de legiões de seres mágicos da natureza] e sobre a cultura indigena.

A autora resgata o nosso folclore de modo tocante e une as descrições da fauna e flora com culturas distintas e traz uma ode a Amazônia. Expõe as belezas e a necessidade da preservação e do respeito aos índios e aos valores morais.

Elena é cativante. É uma criança. É filha de Iara. Neta de índios. Brasileira-americana. Elena, Dakota, Kaue, Xugo, Cobi, Anahí representam tantas crianças!

"Muitos humanos se importam com a Natureza! Nas escolas, aprendemos desde cedo o quão é importante a sustentabilidade, preservar a natureza[..]

-Mas acho que quando crescem, esquecem um pouco disso[...]"p.204

Embarque nessa aventura! Adentre na Amazônia e lute contra os Curupiras.
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Luiza Meireles, 11 anos
@luizam3m

Genteeeeeeeeee, hoje é dica de dica de livro com resenha e eu não vou enrolar não porque a dica de hoje tá maravilhosa demais e eu tenho certeza de que vcs vão amar!!!!!!! Vamos lá!?!?
“Elena e o resgate do pequeno Xugo”
Elena mora em Nova York com seu pai, porque sua mãe morreu quando ela tinha meses. Ele decidiu que ela iria para a Amazônia ficar na casa de seus avós por 2 meses, a cidade de sua mãe, a Iara, uma sereia que se transforma em humana, mas ela não sabia de nada disso e lá ela vai conhecer muitas coisas, como portais, mundo natural, e muito mais.
Uns dias depois de quando ela chega lá ela vai para a tribo Madiwa, lá conhece Anahí uma menina indígena. Um dia passeando pelo pomar perto da casa de seus avós ela vê um mini furacão chegando até ela e depois esse furacão se transforma em uma menina que seu nome é Dakota. Elena dispara várias perguntas para a menina que logo explica que ela é um Saci. Olha que massa!!! Tempos depois ela conhece um menino Kaue, que é um boitatá. Um dia eles estavam nadando em um rio quando viram vários curupiras, que querem pegar algumas pessoas para serem seus “escravos” e mudarem a mente dessas pessoas para elas não serem mais do bem e sim do mal.
Quando Elena, Kaue e Dakota conseguem despistar os curupiras descobrem que em outra tribo, Marawa, os curupiras raptaram um menino chamado Xugo.
Será que alguém vai tentar pegar o Xugo??? Ou será que não vão querer encrencas?? Para vocês saberem disso precisam ler o livro!!!!! Beijossssssss ❣️
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Nina, influencer literária
@ruivinha_leitora

Elena, uma garotinha de 10 anos que mora em nova Iorque com seu pai e passará as férias na casa de seus avós maternos, em meio à floresta Amazônica, no Brasil. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lá, ela irá descobri que as histórias que ouvia de seu avô sobre o folclore brasileiro são surpreendentemente verdadeiras e que ela faz parte disso tudo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como isso poderia ser verdade? É o que iremos descobrir pois, Elena cai de paraquedas no meio disso tudo.⠀⠀⠀
Mesmo com a insegurança em ficar longe de seu pai e os novos acontecimentos que irão lhe cercar, Elena conhece três novos amigos: Lion, um mico leão dourado, Dakota, uma linda e debochada saci-pererê e Kaue, um boitatá corajoso e sabichão.
Em meios aos conflitos sobre quem ela realmente é e na incerteza em ter algum dom especial, assim como sua mãe, Elena e seus amigos se deparam com os malignos curupiras e partem numa aventura para resgatar o pequeno Xugo, que não conseguiu escapar das terríveis criaturas. 
⠀⠀⠀
Com uma escrita leve e descontraída a autora vai construindo o enredo, a forma como ela conduz a aventura te prende e te faz querer desvendar em como tudo irá terminar. ⠀⠀⠀
Eu realmente parei no meio da história e tive esse pensamento "estou me sentindo novamente uma criança com esse livro, as sensações a inocência de se aventurar no novo sem ter medo. " e então eu me lembrei como e porque eu realmente amo a leitura e tudo que ela me proporciona. ⠀⠀⠀
A escrita te faz mergulhar e ir parar no meio da Amazônia com tamanha perfeição de detalhes riquíssimos. ⠀⠀
Uma das coisas que amei nesse livro foi a criatividade da autora ao colocar de uma forma diferente o saci-pererê, o boitatá... Confesso que não leio muitos livros com temáticas do folclore... Porém, essa história me encantou de uma forma maravilhosa. ⠀⠀
O que te espera nesse livro? muitas emoções, inocência e simplicidade, magia e boas energias, Elena, seus amigos e a mãe natureza, irá te encantar nesta instigante aventura. ⠀
Com certeza quero usar esse livro em sala de aula.❤️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma leitura leve e divertida que eu recomendo muito
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Carla, influencer literária
@livrosentreplantas

"Elena e o resgate do pequeno Xugo" superou minhas expectativas, UMA história linda e bem construída não houve erros de continuidade. Foi uma experiência incrível acompanhar Elena em suas aventuras nessa história.

Uma história com muita representatividade folclórica; Amazônica.
Eu amo histórias que falam e representa nossas lendas, e esse livro é repleto disso. A escrita da autora é envolvente, a narrativa fluiu super bem, e os personagens vão te encantar.

Eu adorei ler esse livro e recomendo essa história para todos os leitores! Vocês irão se apaixonar ❤️
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Ana Carla, influencer literária
@literandohistorias

"Elena e o resgate do pequeno Xugo" nos contará a história de Elena é uma menininha de 10 anos, que mora com o pai em Nova York e que passará suas férias com seus avós maternos, que residem no Brasil, em meio à Floresta Amazônica. Nessa viagem, ela irá observar que as histórias sobre as lendas e folclore que seu avô lhe conta são bem mais que histórias. Mas o que será que vai acontecer com essa garota nessa aventura mágica e misteriosa? Somente lendo para saber.

Gente, que livro lindo! Incrivelmente maravilhoso! Elena nos conduz em mundo riquíssimo de fantasia e seres fantásticos, que habitam no folclore e lendas brasileiras, além de nos fazer conhecer um pouco mais a cultura indígena, sob o olhar inocente e leve de uma criança, ela nos cativa. Um livro riquíssimo de detalhes, conduzido com grande perfeição.

O livro está disponível em formato digital no Amazon Kindle e em formato físico, lançado pela editora @editoradialetica @selodialeticaliteraria
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Astrid Hermany, influencer literária @livros_e_contos

É a estória de uma menina chamada Elena, que mora nos EUA e vai passar férias na casa dos seus avós maternos na Amazônia. 

Por ser uma mudança muito radical Elena não está feliz, mas por conta do trabalho do seu pai, ela tem que aceitar.
Então ela se vê morando em uma floresta, sem falar o português direito, frequentando uma tribo indígena e tendo de fazer amigos. E, o mais importante , descobrindo um mundo totalmente diferente com curupiras, boitatás, sacis-pererês e muita magia. 

Dakota, uma saci-pererê, e Kaue, um boitatá, se tornam seus melhores amigos e juntos partem para uma aventura quando um xugo é sequestrado pelos curupiras. 

Pela narrativa da autora ser super leve, a estória se passar na Floresta Amazônica e os personagens serem tão cativantes, a leitura é muito gostosa. Mistura folclore brasileiro, aventura e mensagens importantes sobre a preservação da natureza.
Um livro para descontrair e relaxar. ❤️
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Ana Paula Zarpelon, influencer literária @umlivronoscontou

Esse livro me pegou de surpresa, pois ele foi totalmente diferente para um livro com protagonismo infantil. Não é uma história simplista, como costumam ser os contos que leio sobre o folclore. Eu me vi mergulhada e curiosa em mundo novo, assim como Elena.
Os "Seres Naturais" que fizeram parte do imaginário da minha infância surgem magicamente nessa história encantadora. Quem nunca ouviu quando criança um adulto contando sobre as malandragens do saci ou nos metendo medo com o boitatá e a mula-sem-cabeça?
Elena se depara com esses seres circulando pela floresta amazônica, como em um passe de mágica. Uma menina que vivia em uma selva de pedra como Nova Iorque, conhecer um pedaço da nossa maravilhosa floresta já seria magia suficiente, imagina ver todas as lendas do folclore brasileiro ganhando vida.
Mas como toda boa aventura, nem tudo é perfeito. Sempre há o lado que desequilibra a balança da harmonia. Então surgem os curupiras, que na sua sede para defender a floresta, em nome de um "bem maior", acabam cometendo algumas crueldades. Elena e seus novos amigos embarcam em uma fantástica e perigosa aventura para salvar Xugo.
A história é narrada pelo ponto de vista da protagonista, e confesso que algumas vezes tive dificuldade em visualizar Elena como um criança de 10 anos, devido a narração madura e detalhada. O que no início achei não condizente com a idade acabou ajudando na fluidez da leitura.
Um livro que nos ensina a importância de cultivar nossa cultura literária e oral. E vai além, quando mostra a importância de cuidar da natureza. Os Seres Naturais de "Elena e o Resgate do Pequeno Xugo" são responsáveis pela conservação e equilíbrio do meio ambiente, são seres presentes somente no nosso imaginário. Por isso aqui, fora das páginas de uma gostosa aventura, nós somos os seres responsáveis por esse equilíbrio. Sejamos um pouco saci, boitatá, iara, boto e, porque não, curupira que defende com unhas e dentes as nossas riquezas naturais.

Embarque nessa aventura. Leia para uma criança e perpetue essa tradição folclórica tão rica e linda de nosso País.
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Manu, influencer literária @literalmentemanu

Elena é uma garotinha de dez anos, já não tem mais a mãe e mora com o pai nos Estados Unidos. Em suas férias, enquanto seu pai precisa ir trabalhar, ela vai ficar na casa dos avós na Amazônia (segundo livro neste ano que leio com o cenário na Amazônia e amei isso). Ela não imaginava a aventura que viveria e a quantidade de amigos um tanto diferente que apareceria em sua vida.
Nos primeiros dias de suas férias, aparece um macaquinho que se torna seu melhor amigo, o qual ela passa a chamá-lo de Lion. 

Em seu quarto, Elena começa a encontrar vários presentes que imagina ser deixados pela sua avó, mas, que posteriormente descobre que foi a Dakota, uma saci-pererê, elas se tornam amigas e saem em uma aventura na floresta, onde mais um novo ser, o Kaue, um boitatás também se juntará e se tornarão amigos. Eles partirão em uma aventura para resgatar o pequeno xugo, dos terríveis curupiras.
A parti daí, Elena descobrirá que as histórias que seu avô contava são reais e o mais incrível, que ela faz parte desse mundo natural, cheio de magia e de novidades que parecem ser impossíveis de acreditar, como o de que a sua mãe foi uma sereia e ela também tem um dom especial.
.
Esse livro não nos apresenta apenas aventura, mas também cultura, onde nele encontramos personagens folclóricos e com o cenário em nossa Amazônia. A escrita da autora nos prende a cada acontecimento e nos faz querer descobrir como aquela aventura irá acabar. Amo leituras infantis, mas, confesso que não leio muitas histórias baseadas em folclore, mas, esta me encantou e com certeza a próxima a ler esse livro lá em casa será minha filha (que quase não deixa eu ler antes, kkk)